POR QUE DEVO MONTAR MEU EQUIPAMENTO SOZINHO?

Você sabe a importância de montar o seu próprio equipamento antes de um mergulho com cilindro?



Durante o curso de mergulho você aprende a montar e desmontar seu próprio equipamento de mergulho. Mas você pode pensar: “mas a equipe do barco não pode fazer isso?”. Claro que pode, não seria problema nenhum receber uma ajuda, a não ser pelo que vamos tratar a seguir.


Ainda que esta etapa do mergulho demande um certo trabalho, e é muito confortável encontrar o equipamento montadinho, você pode estar comprometendo a sua segurança.


Muitas operadoras de mergulho acabam oferecendo esse serviço no barco como um diferencial para seu cliente, e facilitam a vida do mergulhador ao deixar o equipamento pronto pra uso. O fato é que no final, a única pessoa responsável por conhecer todo o equipamento que você vai usar no mergulho e pela sua segurança é você mesmo.


Se os equipamentos forem seus, será que outra pessoa sabe montar corretamente e do jeito que você está acostumado? Se os equipamentos de mergulho forem alugados, será que você vai saber manusear corretamente e até se livrar de algum problema no mergulho se você mesmo não tiver montado antes?


São muitas as marcas e tipos de coletes e reguladores, acreditamos só o que já citamos é motivo suficiente para você sempre se dar ao trabalho de montar seu equipamento de mergulho.


Quando você monta seu equipamento de mergulho sozinho você confere tudo:

  1. Como é o lastro e como fazer se eu precisar aumentar ou diminuir, ou até soltar os pesos;

  2. Onde está o manômetro e qual o tipo, vem com ou sem profundímetro?

  3. Onde está o segundo estágio reserva (respirador ou regulador) e como desprende se eu precisar fornecer ar para meu dupla durante o mergulho?

  4. O segundo estágio principal e o reserva estão saindo ar normalmente?

  5. O colete de mergulho infla e desinfla pelo botão da traqueia ou usando minha própria respiração? Ele infla ou desinfla somente quando acionado ou está vazando de forma contínua?

  6. O cilindro de mergulho está com 200 bar e está aberto antes de cair na água? Já pensou ele não está completamente aberto e começa a falhar no fornecimento de ar?

  7. Você ouve algum som estranho vindo do equipamento que precise de uma atenção especial antes de cair na água?


Dias atrás eu presenciei uma cena muito comum em alguns lugares: um mergulhador novato deixou outra pessoa montar seu equipamento, e só notou que o colete estava desinflando sozinho depois que já estava na água, lutando contra uma correnteza. Descobrimos depois que era consequência de falta de manutenção em um equipamento velho. O mergulhador, depois de relutar na água, voltou ao barco com o cilindro de ar praticamente pendurado, porque a tira também não estava firme o suficiente. Após uma pequena investigação, ele descobriu que o colete estava sem a válvula que segura o ar dentro do colete.


Continue lendo sobre os motivos para você montar seu próprio equipamento de mergulho ou veja o vídeo completo sobre este assunto, que postamos no nosso canal do YouTube!



Quais seriam as chances de esse mergulhador ter visto estes problemas antes, se ele tivesse montado e testado o equipamento antes de entrar na água? Esse episódio gerou stress desnecessário para o mergulhador novato, colocou-o em risco de entrar em pânico e consumiu a sua energia de maneira que ele nem quis ir para o segundo mergulho. Além de ter atrasado o mergulho do grupo todo. Ou seja, tudo o que começa errado tem uma grande chance de terminar mal.


Outra pergunta importante de se fazer: você conhece a experiência e formação de quem montou o seu equipamento? Você sabia que em muitos lugares pelo mundo tem pessoas trabalhando na operação de mergulho que sequer mergulham ou tem formação, mas montam equipamentos? Em resumo, você investiu tempo e dinheiro para aprender a fazer isto da maneira correta e agora entrega a sua segurança a outra pessoa?!


Então, ainda que você encontre o seu equipamento montado no seu próximo mergulho, cabe a você, sendo de sua inteira responsabilidade, verificar se foi montado corretamente, se o cilindro está firme no colete e se tudo funciona corretamente. Isto, na Bora Mergulhar, a gente ensina no primeiro dia de aula, tamanha importância que damos para a segurança de nossos mergulhadores.


Você já passou por isso ou presenciou algo parecido? A Bora Mergulhar acha que o conforto de ter tudo à mão não vale a sua segurança e confiança que você tem na sua habilidade como mergulhador formado.


Quer aprender mais sobre o funcionamento e pequenas manutenções nos seus equipamentos de mergulho? Fale com a gente, temos um curso ideal para quem estar em outro patamar no mergulho com cilindro.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo