O QUE É SER MERGULHADOR AVANÇADO?

Afinal, o que transforma um mergulhador em mergulhador avançado? Mais do que uma credencial é a experiência alcançada e a maneira como ele lida com as diversas situações no mergulho.



Quando você tem controle da sua flutuabilidade, sabe se guiar embaixo da água, tem conhecimento das espécies para apreciar a vida marinha e sabe planejar de forma clara os objetivos do seu mergulho, significa que você mudou de nível.


Em resumo, ser um MERGULHADOR AVANÇADO é um título conquistado com a experiência e os treinamentos corretos, e não somente a execução de aulas específicas, sem ter tido boas experiências de mergulho.


Aqui na Bora Mergulhar é assim, se você atinge o número de 24 mergulhos no mar e fez os 3 treinamentos essenciais + 1 curso que você escolhe, você já se torna automaticamente um mergulhador avançado.


Mas quais os 3 cursos essenciais (obrigatórios) para ser mergulhador avançado?


1. FLUTUABILIDADE você precisa treinar e entender corretamente como controlar sua flutuabilidade no mergulho para mergulhar neutro, sem ficar subindo nem descendo descontrolado, não gastar energia se movimentando de forma errada, evitar gastar mais ar do que precisa e deslizar suavemente entre os peixes e corais.

2. NAVEGAÇÃO SUBAQUÁTICA: um mergulhador avançado precisa entender como se localizar no mergulho, planejar sua movimentação dentro da água, saber usar a bússola, ter noção de onde desceu e quais as referências para subir no local correto. Não pode existir mergulhador chamado de avançado que se perde com facilidade no mergulho, não é mesmo?

3. NAUFRÁGIO: as melhores experiências, sensações e alegrias de um mergulhador normalmente estão em um naufrágio. Mistério, vida marinha abundante, história, cenários incríveis, tudo isso faz seu coração bater mais forte quando você se depara com estátuas, navios, aviões e outros equipamentos embaixo d´água. Existem regras e cuidados especiais para explorar um naufrágio com segurança, esse curso vai te ensinar como observar naufrágios por fora e até penetrar em alguns deles adequadamente.


Continue lendo sobre o que é ser um mergulhador avançado ou veja nosso vídeo do YouTube sobre o assunto.



Vantagens extras: Os cursos de flutuabilidade e navegação subaquática são pré-requisitos para quem quer ser profissional de mergulho e fazer uma carreira, então se você decidir trabalhar na área você já terá cumprido essa etapa obrigatória.


E qual outro curso você pode escolher na Bora Mergulhar para alcançar o status de mergulhador avançado?

1. NITROX: O ar do cilindro de mergulho é composto pela mistura de oxigênio (21%) e nitrogênio (79%), igual o ar que respiramos na superfície (não é cilindro de oxigênio). O Nitrox é uma mistura de gases diferente, com mais oxigênio (até 32%), e atende o objetivo de fazer mais mergulhos num só dia sem o acúmulo exagerado de nitrogênio no organismo. Porém, oxigênio em excesso também pode intoxicar, então é preciso aprender como planejar seus mergulhos de acordo com seu objetivo e mistura de gases escolhida.

2. ECOLOGIA MARINHA: o curso de ecologia marinha te apresenta os ecossistemas marinhos, funcionamento das marés, correntes, vida nos corais e à profundidade, espécies que vivem mais no raso, o papel do mergulhador scuba na preservação dos oceanos, cadeias alimentares e a importância de cada espécie para o equilíbrio da natureza. Sem o correto funcionamento dos oceanos toda a vida na Terra estará comprometida.

3. CIÊNCIA DO MERGULHO: ganhe melhor entendimento do seu equipamento, das leis da física aplicadas ao mergulho, o que acontece com seu corpo no ambiente aquático e muito mais. Depois de concluir este curso de ciência de mergulho, você estará mais perto de fazer carreira no mergulho com cilindro.

4. FOTOGRAFIA SUBAQUÁTICA: o que é melhor que voltar do mergulho e contar para todos o que você viu durante seu passeio subaquático? É poder mostrar fotos maravilhosas dos animais e corais que você visualizou. Equipamentos, iluminação, ângulos, aproximação sem interferir na vida marinha, tudo isso para capturar a melhor recordação de mergulhos maravilhosos. Não é só pegar uma câmera e sair fotografando, você precisa conhecer as melhores técnicas para captar melhores imagens.

IMPORTANTE SABER: ao completar 2 cursos de especialidades e 12 mergulhos você recebe, gratuitamente, a credencial Specialty Diver, e ao completar 24 mergulhos e ter concluído 4 especialidades você se torna automaticamente um mergulhador avançado.


Nas credenciais Specialty Diver (mergulhador especialista) e Advanced Diver (mergulhador avançado) vem escrito os cursos que você fez e quantos mergulhos completou.


Isto é um grande diferencial na hora que você apresenta a sua credencial, pois aumentam as chances de te oferecerem mergulhos melhores e mais desafiadores.


Consulte disponibilidade das especialidades direto pelo WhatsApp aqui, e eleve o nível dos seus mergulhos!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo