MERGULHO PROFUNDO



O mergulho com cilindro é uma modalidade de esporte que envolve muita adrenalina, cenários incríveis, encontros com animais que nem sabíamos que existiam. Um novo mundo a cada metro que descemos!


O mergulhador básico desce a até 18 metros, onde normalmente existe muita luz, corais coloridos, e onde é a casa da maioria dos animais marinhos, pois a luz do sol é essencial para o desenvolvimento de muitos dos peixes e corais que encontramos.


O mergulho recreativo profundo é aquele que se faz entre 18 e 30 metros de profundidade. Mais profundo que isso já é necessário fazer um treinamento relacionado a mergulhos técnicos descompressivos.


Para fazer um mergulho a mais de 18 metros é preciso que você faça treinamentos específicos, um mergulhador básico não pode descer mais que isso, por exemplo. O treinamento vai te permitir sentir como seu corpo e sua cabeça se comportam a essa profundidade, onde o peso da água é mais evidente, a luz é menor e os sons também mudam.


Será que você vai se sentir bem aos 30 metros como se sente aos 10 metros? É importante descobrir isso para que seus mergulhos profundos sejam tão lindos e proveitosos como são os mergulhos mais rasos.


Continue lendo para saber mais sobre mergulho profundo ou veja o vídeo abaixo do nosso canal do YouTube, sobre os riscos e procedimentos que envolvem o mergulho profundo:


Se o seu treinamento para mergulhos profundos estiver ok, recomendamos que seu planejamento envolva sempre os seguintes cuidados:


1. Visualize antes e mergulhe com boa flutuabilidade e respiração tranquila, assim o consumo de ar será mais adequado;


2. Escolha bem o seu dupla: ele também precisa estar à vontade com mergulhos profundos e ter um padrão de consumo de ar parecido com o seu.


3. Prepare seu corpo para este tipo de mergulho: preparo físico e hidratação são indispensáveis.


4. Sua roupa de mergulho de neoprene está adequada para mergulhos profundos? Normalmente águas mais profundas ficam mais frias, os neoprenes de 5 a 7 mm são os mais recomendados. Continue lendo ou clique aqui para saber mais sobre roupas de mergulho no nosso canal do TouTube.


5. O seu lastreamento está adequado e seguro? Se estiver usando cinto de lastro, verifique várias vezes a fivela para que não corra o risco de cair.


6. Revise os sinais manuais com seu dupla para que vocês possam ter sincronia e total segurança caso precisem tomar alguma ação durante o mergulho profundo.


7. Equalize seus ouvidos cedo e sempre! Continue lendo ou clique aqui para saber mais sobre equalização dos ouvidos no mergulho com cilindro.


8. Verifique a possibilidade de colocar um cilindro de ar reserva aos 5 metros de profundidade, local onde se deve fazer a parada de segurança por 3 minutos. Se você já estiver quase sem ar, esse cilindro servirá como suprimento reserva para uma parada tranquila e segura.


9. Mergulhos profundos exigem um computador de mergulho pois ele te mostra em tempo real tudo que está acontecendo no seu mergulho: profundidade, temperatura, velocidade de subida, tempo de mergulho, enfim, tudo que você precisa para mergulhar em águas mais profundas e subir com segurança.


10. Seus equipamentos de mergulho devem estar adequados às suas características e revisados recentemente, para que tudo funcione perfeitamente.


11. Planeje em detalhes o seu mergulho profundo com seu dupla. Você só precisará descer aos 30 metros (num mergulho recreativo) se tiver algo específico para ver lá embaixo: algum animal diferente, um naufrágio, um museu subaquático, por exemplo. Mas é provável que você não possa ficar muito tempo a essa profundidade pois seu ar vai acabar muito rápido. Então planeje onde vai descer, quanto tempo pretendem ficar à profundidade, e quando se iniciará o procedimento de subida.


A Bora Mergulhar tem cursos de mergulhos para todos os gostos, somos uma escola de mergulho com quase 10 anos de existência em São Paulo. Faça seus cursos e viagens de mergulho com a gente!


DICA IMPORTANTE: Se você já é mergulhador e tem dúvidas sobre assuntos específicos de mergulho como uso correto de equipamentos, flutuabilidade, consumo de ar durante o mergulho, mergulhos múltiplos e outros, tenho um modelo de consultoria on-line personalizada que pode te atender e te dar mais segurança para os próximos mergulhos. Saiba mais clicando aqui ou faça contato por e-mail ou WhatsApp, se preferir.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo