MAIS MERGULHOS COM NITROX

Acreditamos que você já saiba que o ar do cilindro não é oxigênio puro, ele é composto por oxigênio(21%) e nitrogênio (79%), assim como o ar que respiramos na superfície.



À medida que você desce o ar do cilindro se comprime, e a cada respirada uma quantidade muito maior dos gases entra na corrente sanguínea.


O nitrogênio se acumula no corpo durante o mergulho e é por isso que não podemos ficar muito tempo no fundo, existe o planejamento de tempo X profundidade e outros procedimentos a serem seguidos para sua segurança.


Porém, existem casos em que o mergulhador vai viajar para um paraíso do mergulho e quer fazer 5, 6 até 7 mergulhos no mesmo dia, ou até mesmo ficar mais tempo mergulhando em cada descida. Mas como isso é possível?


Colocando uma proporção maior de oxigênio no cilindro! Mas não é tão simples assim, senão todo mundo só mergulharia com cilindros de oxigênio, correto? O oxigênio também pode intoxicar, então é preciso fazer o CURSO DE NITROX para que você consiga planejar seus mergulhos de forma segura, aproveitando ao máximo o que essa nova mistura de gases pode te proporcionar.


Normalmente os mergulhos com nitrox são menos profundos, mas podem ser feitos por mais tempo e mais vezes no mesmo dia. Apesar dos computadores de mergulho oferecerem o recurso de colocar os dados da porcentagem de oxigênio do seu cilindro e te conduzir com segurança nos mergulhos com nitrox, você precisa entender o cálculo que ele faz, os riscos e benefícios envolvidos em um cilindro com mais oxigênio.


Continue lendo sobre mergulho com nitrox ou veja o vídeo completo sobre o assunto no nosso canal do YouTube:



Sem o curso de nitrox não tem como você mergulhar com essa nova mistura de gases. Os cursos disponíveis são:


Ar Enriquecido Nitrox 32 (EAN32): com até 32% de oxigênio no cilindro.

Ar Enriquecido Nitrox 40 (EAN40) ou com até 40% de oxigênio no cilindro.


As sensações, cuidados e planejamento corretos são os mesmos com ar ou nitrox, mas o cálculo de tempo de fundo, profundidade e intervalo de superfícies são bem diferentes. Conhecer os detalhes de cada situação vai te proporcionar mergulhos mais longos e seguros.


As vantagens do Nitrox

1. Maior tempo de fundo devido a menor FN2 e mais mergulhos por dia;

2. Menor exposição ao nitrogênio se comparado ao mesmo mergulho com ar;

3. Redução da fadiga – porém nenhuma evidência médica pode provar essa afirmação, são apenas relatos de mergulhadores.


Desta forma, mergulhar com EANx pode proporcionar limites não-descompressivos e mergulhos repetitivos mais longos, com intervalos de superfície menores. Esta é considerada por muitos a principal vantagem do uso do Nitrox.


Ao mergulhar com Nitrox, seu corpo é exposto a menos nitrogênio que ao mergulhar com ar, na mesma profundidade. Com Nitrox, dentro dos mesmos limites não-descompressivos da tabela de mergulho ou do computador, você reduz o risco de uma doença descompressiva.


Limitações do Nitrox

1. Requer treinamento adicional;

2. Pode precisar de equipamento especial;

3. Pode não estar disponível onde você vai mergulhar;

4. Aumenta o risco da intoxicação pelo oxigênio;

5. Limita mais a profundidade do que o mergulho com ar, você não pode mergulhar tão fundo.


Saiba ainda que não são todas as saídas para mergulho que te oferecem a opção de mergulhar com nitrox, você terá que combinar tudo com a operadora de mergulho antes.


Que tal dar mais esse passo no mergulho com cilindro? Aumentar suas possibilidades e variar as experiências subaquáticas vão te levar a um outro patamar como mergulhador scuba!


Consulte próximas turmas de mergulho com nitrox direto pelo WhatsApp aqui.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo