COMO VOCÊ PLANEJA SEUS MERGULHOS?

Você já voltou para o barco com a sensação que não aproveitou o mergulho como deveria? Voltou até um pouco frustrado porque não viu todas as belezas que aquele ponto de mergulho oferecia? Se sim, pode ser por falta de planejamento prévio do seu mergulho, mas isso tem solução e seus mergulhos nunca mais serão os mesmos após ler essa matéria até o final.


Se o ar do cilindro acaba antes do imaginado, se você se perdeu nas direções, se afastou demais do dupla, não conseguiu se comunicar direito com outros mergulhadores durante o mergulho, não conseguiu ver os corais ou vida marinha esperados para aquele ponto, você precisa pensar em rever as atitudes nos momentos que antecedem o mergulho. Aproveite ao máximo cada um dos seus mergulhos fazendo um bom planejamento com seu dupla!


A gente tem um vídeo no nosso canal do YouTube que dá dicas de planejamento e habilidades necessárias para um mergulho proveitoso e seguro, veja a seguir:




Saber pra onde vai a corrente, se tem naufrágio e qual a melhor decisão para chegar até ele (se vai por cima e desce até o naufrágio ou se vai por baixo apreciando a vida marinha), se tem algum local que tem mais corais e peixes específicos, se precisa de lanterna, se tem bons locais para fotos, enfim, saber detalhes do ponto de mergulho te ajuda a definir o seu objetivo e como você e seu dupla se entenderão embaixo da água.


O planejamento de mergulho envolve várias decisões, citaremos algumas que podem te ajudar a ter um mergulho mais proveitoso:


1. Escute o briefing do ponto de mergulho que será visitado. Saber qual o tipo de corrente, tipo de vida marinha, temperatura da água, profundidade máxima do ponto, vai te ajudar a identificar qual dos aspectos é mais interessante para o seu perfil, e você vai voltar tendo mais histórias de cenários maravilhosos para contar no barco. Não tem nada mais frustrante do que voltar e ouvir todo mundo te perguntando se você viu polvo, moreia, tartaruga, cavalo marinho, raias, cardumes e você não viu nada além de peixe cirurgião e sargentinhos.


2. TENHA UM OBJETIVO EM TODOS OS MERGULHOS: Pode ser desde procurar e encontrar algum tipo de vida marinha, um naufrágio, fazer fotos subaquáticas, explorar melhor uma região daquele ponto, treinar flutuabilidade, enfim, saiba o que você mais gostaria de realizar naquele mergulho e foque nisso para planejar como este objetivo será alcançado.


3. Combine o ritmo de mergulho com seu dupla: temos mergulhadores que gastam mais tempo numa mesma região vendo cada detalhe dos corais e temos aqueles que preferem explorar uma área maior, você conhece seu dupla e combinou este detalhe?


4. Combine o trajeto que será percorrido e o plano B: vocês começarão indo para a direita ou esquerda da costa? Qual o plano B caso vocês tenham que mudar o plano A de última hora? Vocês podem ter combinado ir até um naufrágio e no meio do caminho a visibilidade diminuiu muito ou entrou uma termoclina muito fria para continuar. Se já tiver tudo combinado previamente não perderão tempo tentando se entender embaixo d´água.


5. Revise os sinais manuais universais do mergulho scuba com seu dupla e combinem os sinais que serão usados caso precisem se comunicar de forma mais específica.


6. Combine qual a profundidade máxima aceitável para aquele mergulho. O padrão de consumo de ar e certificação de cada mergulhador deve estar muito clara antes de descerem, senão o objetivo do mergulho fica comprometido. A administração da profundidade e do tempo é crucial para que vocês mergulhem de forma segura e tenham tempo para o intervalo de superfície ideal.


A Bora Mergulhar tem quase 10 anos de experiência em mergulho com cilindro e conhece pontos de mergulho no mundo todo, isso faz com que a gente incentive os alunos e colegas mergulhadores a planejar cada mergulho e aproveitar ao máximo o que cada um deles tem a oferecer naquele dia.


Quer aprender melhor a planejar seu mergulho e não sabe por onde começar? Temos cursos de educação continuada para mergulhadores que querem estar em outro patamar no que diz respeito a equipamentos de mergulho, orientação subaquática, ciência do mergulho, vida marinha e muito mais.


Entre em contato por e-mail ou telefone e agende seu próximo curso ou viagem de mergulho agora mesmo. Bora Mergulhar?

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo