CÁLCULO DO TEMPO DE MERGULHO

Como calcular o seu consumo de ar no mergulho?


Um das perguntas mais recorrentes entre os curiosos e até entre mergulhadores que buscam planejar melhor seus mergulhos é: mas como eu calculo meu consumo de ar pra saber quanto tempo vou poder ficar mergulhando?



A tabela geral de mergulho é e sempre será nosso guia número 1 para planejar os mergulhos, pois vai te mostrar de forma segura quanto tempo podem durar os mergulhos, tendo como base o nitrogênio residual que você traz ao fim de cada mergulho. Isso funciona para qualquer mergulhador, independente de suas características. Mas você pode unir a isso a sua característica individual de consumo, e planejar seus mergulhos de forma mais direcionada a sua realidade.


Mergulhadores mais experientes tendem a consumir menos ar durante seus mergulhos pois a experiência melhora a flutuabilidade e faz com que ele esteja sempre focado em evitar situações que exijam esforço extra, em que a respiração fica mais acelerada.


Fora isso, outras características individuais também podem ditar seu padrão de consumo de ar, como por exemplo: normalmente mulheres consomem menos ar pois são fisiologicamente diferentes dos homens, pessoas de maior estatura consomem mais ar etc.


Agora, falando em regra que funciona igual para todos, quanto mais fundo você desce, mais o ar do cilindro se comprime e mais ar você consome. (veja detalhes no post sobre o ar do cilindro de mergulhoaqui). A cada 10 metros de profundidade você soma 1 ata de pressão da água (fora o 1 ata de pressão da atmosfera que já temos na superfície). Sob pressão, as moléculas se comprimem mais e você ingere muito mais gás a cada inspiração. A 30 metros de profundidade são 4 ata de pressão no ar do cilindro, imagina quanto de gás a mais que na superfície vem para os seus pulmões a cada vez que você respira?


Mesmo considerando que cada mergulho tem uma característica e que correnteza, profundidade, esforço, flutuabilidade e outras coisas vão interferir diretamente no seu consumo de ar, se você é mergulhador, já deve ter notado que você tem um padrão de consumo de ar em mergulhos parecidos, correto?


Você costuma anotar no seu log book com quantos bar de pressão você volta no seu cilindro de mergulho, bem como as condições da água e correnteza naquele dia? Anotar a pressão de saída e de retorno em todos os mergulhos vai te ajudar muito a fazer este cálculo do seu padrão de consumo de ar dos mergulhos anteriores, e você vai poder planejar muito melhor seus próximos mergulhos, que tal?


O cilindro sai com 200 bar de pressão, e a cada bar temos 11 litros de ar. Então dão 2.200 litros de ar que levamos no cilindro a cada mergulho! Não se esqueça nunca que você nunca pode gastar todo o ar do cilindro, a margem de segurança e regras internacionais das certificadoras recomendam o retorno à superfície com 50 bar restantes.


Mas como calcular quanto de ar eu vou gastar no meu próximo mergulho, considerando até mesmo essa margem de 50 bars de segurança? Fizemos uma explicação muito detalhada neste vídeo, que está no nosso canal do Youtube e você pode ver agora mesmo, ou continue lendo este post para entender e fazer o seu cálculo de consumo de ar no mergulho.


O cálculo que vamos apresentar aqui é para você entender quantos litros de ar você usa por minuto num mergulho, a dada profundidade e tempo, assim você poderá saber com quanto de ar você volta e se é possível fazer o mergulho planejado em segurança.


Vamos supor que você quer fazer um mergulho com cilindro a 18 metros por 50 minutos com o cilindro S80 de mergulho recreativo, e já tem em mãos os dados de gasto de ar, tempo de mergulho e profundidade anotados do mergulho anterior.


Simulação de consumo de ar baseado no último mergulho - exemplo:


1. quanto tempo durou meu mergulho: 40 min.

2. qual a profundidade desse mergulho: 20 metros

3. desci com 200 bars e voltei com 50 bars: consumo de 150 bars neste mergulho.

4. Cálculo do meu consumo de ar em litros por minuto deste mergulho = AC x V / (T x P)


AC = consumo, em bars

V = volume do cilindro em litros (1 bar = 11 litros)

T = tempo de fundo

P = pressão absoluta em profundidade - a cada 10 metros de profundidade 1 ata a mais de pressão


Então:

Consumo = 150 bars X 11 litros / (40 metros x 3 ata (pressão aos 20 metros))

Consumo = 1650 / 120 = 13,75 litros por minutos


O cálculo do seu consumo de ar do mergulho anterior já foi feito, foi de 13,75 litros por minuto, e é a partir daí que você planeja seu próximo mergulho.

  1. Mergulho planejado: 50 min x 2,8 bar (pressão aos 18 metros) = 140 minutos de mergulho. Agora você personaliza para o seu padrão de consumo de ar;

  2. 140 min X 13,75 L = 1.925 litros que vou consumir. Agora é preciso transformar tudo em BAR para entender se esse mergulho será possível;

  3. 1925 L / 11 L = Gasto de 175 bars de previsão de consumo.

Se a regra pede que eu volte sempre com 50 bars de pressão e nesse caso 200 bars – (menos) 175 bars é igual a 25 bars, você pode fazer este mergulho nessa profundidade e tempo? NÃO, você terá que planejar um mergulho mais raso ou menos profundo para poder voltar em segurança à superfície, com 50 bars restantes.


Perceba que é muito importante fazer este cálculo de consumo de ar somente quando as características dos pontos de mergulho anteriores e dos próximos forem similares. Não adianta você pegar o padrão de consumo de um mergulho super tranquilo e sem grandes esforços para calcular o consumo de ar de um mergulho em correnteza ou que exige mais fisicamente. Neste caso vai te faltar ar e você vai precisar encerrar seu mergulho muito antes do esperado.


A Bora Mergulhar é uma escola de mergulho de São Paulo e espera você para cursos de mergulho e viagens inesquecíveis pelo litoral Brasileiro. Não adie mais seu início ou retorno ao mundo do mergulho, entre em contato por e-mail ou whatsapp!


Temos mergulhado em pontos de mergulho incríveis no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, bora mergulhar com a gente?

132 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo